Crie um Traffic Manager Profile usando o Portal do Azure

O Azure Traffic Manager (Perfil do Gerenciador de Tráfego) é uma solução de balanceamento de carga fornecida pela Plataforma de Serviços de Nuvem do Azure que permite controlar e balancear a carga do fluxo de tráfego para pontos de extremidade específicos. Esses pontos de extremidade incluem os recursos da plataforma Azure Cloud Services, incluindo máquinas virtuais, sites e bancos de dados.
O Azure Traffic Manager permite que nós controlemos a distribuição do tráfego em seus pontos de extremidade de aplicativo. Um ponto de extremidade é qualquer serviço voltado para internet hospedado dentro ou fora do Azure.

Nos passos a seguir iremos criar aplicativos web, criar um perfil de gerenciador de tráfego, adicionar pontos de extremidade do gerenciador de tráfego e testar o perfil do gerenciador de tráfego.

1- No portal do azure https://portal.azure.com clique em criar recurso e selecione Aplicativo Web (Web App).

2- Na página criar Web App, na guia básico use as informações mediante o seu ambiente para criar o primeiro aplicativo web e depois clique em próximo.

3- Na guia monitoramento não irá habilitar o Application Insights, e na sequencia clique em criar.
4- Repita os passos de 1 a 3 para criar um segundo Aplicativo Web, com as mesmas configurações, excepto o grupo de recursos, o nome da Web App, a região e o plano de preço.
5- Após ter criado o segundo Web App, no portal do Azure clique em todos os serviços e no menu de navegação a esquerda, selecione Web e clique em Serviços de Aplicativos e deverá ver os dois novos Aplicativos Web listados.

6- Vamos criar agora um Perfil do Gerenciador de Tráfego que direciona o tráfego do usuário com base na prioridade do endpoint. No portal do Azure clique em Criar um Recurso.
7- Na caixa de pesquisa, digite Traffic Manager profile e selecione-o na lista pop-up e de seguida clique em criar.
8- Na página Criar perfil do Gerenciador de Tráfego, use as informações concernentes ao seu ambiente para que possa criar o perfil do Gerenciador de Tráfego.

De seguida vamos adicionar pontos de extremidade do Gerenciador de Tráfego e iremos adicionar o site South Africa North como endpoint primário para rotear o tráfego do usuário. Posteriormente adicionaremos o site north europe como endpoint de failover para que se no caso do primário ficar indisponível o tráfego é automaticamente roteado para o endpoint de failover.

9- No portal do Azure clique em grupos de recursos e vá até ao seu grupo de recursos onde criou o Shareti-TMProfiledacl (neste lab) e em configurações, selecione endpoints e clique em adicionar.
10- Na página Add endpoint, insira as informações mediante o seu ambiente e clique em adicionar

11- Repita a etapa 10 para criar o failover endpoint. Use as mesmas informações excepto o nome e target resource.
12- Definir uma prioridade de 2 significa que o tráfego será roteado para esse ponto de extremidade de failover se no caso do ponto de extremidade primário não estiver íntegro.
13- Os pontos são exibidos no perfil do Gerenciador de Tráfego. Repare que após alguns minutos o status de monitoramento deve mudar para online.

14- Na página Shareti-TMProfiledacl, clique em visão geral.
15- Na tela visão geral copie o nome DNS para área de transferência.

16- Abra uma guia nova no seu navegador e cole a entrada do nome de DNS http://shareti-tmprofiledacl.trafficmanager.net na barra de endereço e pressione enter.
17- O site padrão do aplicativo web deve ser exibido. No caso de receber uma mensagem “Site não encontrado”, clique em avançado e clique em continuar para o site http://shareti-tmprofiledacl.trafficmanager.net(inseguro) e abrirá o site em questão conforme poderá verificar.

18- O tráfego esta a ser enviado para o ponto de extremidade primário conforme você definiu como sua Prioridade 1.
19- Para testar se o endpoint de failover está a funcionar, você precisará desabilitar o site primário.
20- Na página Shareti-TMProfiledacl, em visão geral selecione myFirstEndpoint e em status clique em desabilitado e de seguida em salvar.

21- Na página Shareti-TMProfiledacl o status do monitor para myFirstEndpoint desse estar como desabilitado.
22- Abra um nova guia no seu navegador web e cole a entrada de DNS na barra de endereço e pressione enter.
23- Verifique que o aplicativo da web ainda está a responder. Como o endpoint primário não está disponível, o tráfego foi roteado para o endpoint de failover para permitir que o site ainda funcione.

Com estes procedimentos, criamos um perfil de Gerenciador de Tráfedo, adicionamos pontos de extremidade e testamos o perfil do Gerenciador de Tráfego.
Deixe o seu comentário, e até ao próximo artigo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *