Deploy Azure Application Gateway

O Azure Application Gateway é um serviço de balanceamento de carga de camada 7 oferecido pela Micrososft como parte da sua plataforma de nuvem. Ele funciona como um proxy reverso e distribui o tráfego de entrada para vários back-ends, como servidores web, pools de servidores ou outros recursos, com base no conteúdo das solicitações HTTP. O Application Gateway ajuda a melhorar a disponibilidade, confiabilidade e desempenho dos aplicativos na nuvem.
O Azure Aplication Gateway é uma solução altamente escalável e flexível que pode ser facilmente configurada e gerenciada através do portal do azure, da linha de comado do azure ou do azure powershell.

Nos passos seguintes vamos configurar no nosso Application Gateway:

1- No portal do azure https://portal.azure.com na barra de pesquisa, digite application gateway e selecione application gateway.
2- Na página application gateway, selecione + criar.

3- Na guia create application gateway, na guia básico insira as suas informações mediante o seu ambiente. Em configuração de virtual network selecione criar nova.

OBS: Neste caso será necessário criar um outra subnet, porque o portal não permite nesta opção. Para o efeito basta, ir em virtual networks e em configurações selecione Subnets e de seguida clique em + subnet.

4- Selecione Ok e em seguida clique em next: frontends e em Endereço de IP Público clique em adicionar novo e dê um nome mediante o seu critério.

5- Na guia Backends clique em adicionar um Pool de Back-end, insira as suas informações para criar o Pool de Back-end.
6- Na guia configurações conectaremos o pool de front-end e back-end que criou usando uma regra de roteamento.
7- Em regras de roteamento, selecione adicionar uma regra de roteamento, dê um nome a regra e em Listener insira as suas informações e posteriormente clique em Backend targets para que possa configurar o restante da regra de roteamento.

8- Em adicionar uma configuração de Back-end, insira novamente informações conforme o seu ambiente ou projecto e deixe as demais informações como default e clique em adicionar.

9- Clique em review+create e depois que validar tudo clique em criar.
10- Agora será necessário criar pelo menos duas máquinas virtuais e adicioná-las como servidores de back-end ao pool de back-end.
11- No portal do azure, selecione todos os recursos e selecione todos os recursos. Em seguida selecione ContosoAppGateway, em configurações selecione Pools de back-end, selecione BackendPool.

12- Na guia Editar pool de back-end, em destinos de back-end, em tipo de destino selecione máquina virtual. Em destino selecione uma das suas Vms no meu caso é BackendVM1, repita o processo para a sua segunda VM conforme imagem abaixo.

13- Aguarde a conclusão da implementação antes de prosseguir para os próximos passos.
14- Vamos testar o gateway de aplicativo e é necessário que instale o IIS nas VMs que foram criadas anteriormente para poder a partir testar o gateway de aplicativos.
15- No portal do azure encontre o endereço de IP público do gateway de aplicativo, em sua página visão geral, copie e cole-o na sua barra de endereços do seu navegador.
16- Uma resposta válida verifica se o gateway de aplicativo foi criado com êxito e pode se conectar com êxito ao back-end.

17- Se actualizarmos o nosso browser poderemos ver que ele responderá pelo outro servidor.

Com estes procedimentos vimos como podemos implementar o Azure Application Gateway.
Deixe o seu comentário e até ao próximo artigo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *