Como Habilitar o Self-Service Password Reset no Microsoft Entra ID

O recurso Self-Service Password Reset (SSPR) do Microsoft Entra ID (anteriormente chamado de Azure AD) permite que os usuários finais redefinam suas senhas sem a necessidade de envolver a equipe de suporte ou administradores de TI. Essa funcionalidade é muito útil para as organizações, uma vez que pode reduzir significativamente os custos operacionais relacionados a solicitações de redefinição de senha e aumentar a produtividade ao permitir que os usuários resolvam rapidamente os problemas relacionados à senha.

Nos passos a seguir mostro passo a passo de como podemos habilitar essa funcionalidade para os seus usuários finais:

1- Acesse ao portal do Azure https://portal.azure.com ou pelo Entra ID https://entra.microsoft.com e pesquise por Microsoft Entra ID e de seguida clique em Password reset.

2- Em propriedades vamos habilitar a funcionalidade SSPR (self-service password reset) e podemos habilitar para grupos e para todos os usuários. No nosso caso iremos habilitar a funcionalidade para todos os usuários e por fim salvar.

3- Neste passo vamos navegar para os métodos de autenticação e aqui os administradores podem optar pelo número de opções ou métodos de autenticação para os usários e podemos escolher 1 ou 2 métodos. Os métodos selecionados aqui estarão disponíveis para os usuários durante o processo de redefinição de senha e no nosso caso escolhemos Email e Mobile Phone e clicamos em salvar.

4- Em notificações e que por ventura um aspecto importante que são as notificações, podemos configurar se todos os administradores recebem ou não uma notificação quando outros admins redefinem suas próprias senhas por meio do portal.

5- No primeiro logon, logo após a redefinição de senha de autoatendimento ter sido habilitada para os usários, serão solicitados a concluir o registro da redefinição da senha solicitando informações com base no método selecionado pelo global admin.

6- Neste passo será solicitado a inserir um número de telemóvel e será enviado uma sms com o código que deve ser fornecido, que permitirá a redefinciação da senha de autoatendimento. De seguida cliamos em seguinte.

7- Após a redefinicação da nova senha clicaremos em concluir.

Com estes procedimentos habilitamos o Self-Service password reset no Microsoft Entra ID antigo Azure AD.
Vale ressaltar que o SSPR é uma ferramenta poderosa para ajudar os usuários a gerenciar suas senhas, é crucial educar os usuários sobre boas práticas de segurança e garantir que eles entendam a importância de manter seus métodos de verificação atualizados e seguros.
Você também pode consultar a documentação oficial para mais informações: https://learn.microsoft.com/en-us/azure/active-directory/authentication/tutorial-enable-sspr.

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