Como Aumentar Recursos de um VM no Azure

O aumento de recursos de uma máquina virtual no Microsoft Azure refere-se ao processo de melhorar as capacidades de uma máquina virtual (VM) existente, ajustando suas especificações de hardware, como CPU, memória (RAM), armazenamento ou capacidades de rede. Este processo é conhecido como Redimensionamento da VM e é uma parte crucial da gestão de recursos na nuvem, permitindo flexibilidade e escalabilidade.

Esse processo oferece vantagens como aumento de recursos de VMs no azure que são inumeros e oferecem grande flexibilidade e eficiência para a gestão de infraestrtutra em nuvem. Embora o aumento de recursos de máquinas virtuais ofereça muitas vantagens, exitem também algumas desvantagens e desafios que destacam a importância de um planeamento cuidadoso e gerenciamento eficaz dos recursos de VM no azure, para garantir que os benefícios da escalabilidade e flexibilidade não sejam ofuscados por custos elevados ou desafios operacionais.

Nos passos a seguir vamos então fazer o aumentos dos recursos de uma vm:

1- Faça login no portal do azure https://portal.azure.com
2- No painel de navegação à esquerda clique em máquinas virtuais para que encontre a sua vm da lista das VMs e selecione a vm que deseja modificar.

Para alterar certos recursos, como o tamanho da CPU e da memória, você precisará desligar a vm primeiro, isso pode ser feito na página de visão geral da vm, clicando em parar.
Neste exemplo a minha vm tem um tamanho de Standard_D2ds_v5 (2 vcpus, 8 GiB memory) e vamos alterar para um tamanho de Standard_d4ds_v5 (4 vcpus, 16 Gib memory).

3- Na página da vm, procure a seção disponibilidade + escala clique em tamanho, você vera uma lista de tamanhos disponíveis, que variam em CPU, memória e capacidades de armazenamento, e escolha uma que atenda as suas necessidades e que esteja dentro do seu orçamento e clique em redimensionar.

Lembre-se de que a alteração de recursos pode levar a alterações de cobrança e é sempre bom revisar a precificação do azure de modos a entender como as mudanças afectarão seu custo.

Deixe o seu comentário e até ao proximo artigo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *